terça-feira, 28 de outubro de 2008

OXALÁ EU ME ENGANE

Os Europeus dizem que o não são, mas são. Os Americanos são-no e dizem-no. O racismo é responsável por comportamentos bizarros, estúpidos e pouco humanos. Há uma só raça: a humana. Depois há pessoas louras, cabelo preto, amarelas, pretas, altas, baixas, gordas, magras, etc. E há grupos muito diferentes uns dos outros na aparência. O outro ser diferente, é motivo de perturbação: da desconfiança ao medo. Essa é a verdade e a razão de ser do racismo, da xenofobia e outras coisas caras aos neocons.Como rirão os franceses com este termo. Também há outros neoparvos deste lado de cá do Atlântico.Tenho para mim seguro, que o senador Barack Obama não será eleito, para bem dele, porque se o for, será com toda a certeza abatido nesse imenso matadouro onde ficaram Kennedy (John e Robert), Luther King, Malcom X e outros. Mas este, quase diferente, quase africano, quase caucasiano, apesar da vantagem que lhe dão as sondagens, não será eleito, porque para os paladinos da Democracia, na solidão da câmara de voto, não são as melhores e mais conscienciosas razões que determinam o sítio da cruzinha. Oxalá não tenha razão, mas McCaim será eleito. Como não é exactamente uma criatura da extrema direita, poderá morrer de forma mais ou menos natural, no prazo de dois anos, dadas as contradições que advêm da guerra com o Islão. Então, eis que temos a Imperatriz da América, Rainha dos Ursos, Marquesa do Canhão, Condessa do Fuzil, Baronesa do Colt 45. Ao que se sabe e apesar das aulas com Kissinger, ainda não conseguiu aprender o nome de todos os países, quanto mais a sua localização. Já foi Miss Alasca, será tudo o resto, esta cabeça de sopeira, sem ofensa a estas. Melhor que Cleópatra, sem ter que seduzir Júlio César, ou Marco António. Será então ela a tentar impor a Pax Americana.
E estamos nós, duma forma ou doutra, na mão de tal gente.
Quando o dia de ontem morreu, isto era possível.

1 comentário:

Dialino Esteves disse...

Prever não é fácil. Mas deixa lá porque embora eu acreditasse que Obama ia ganhar, subscrevo a tua segunda opinião. Haverá um carrasco, pois a América continua racista e, embora livre como sempre, será sempre livre de o fazer.
No entanto o mundo está a mudar. A ser assim, Obama é o Homem que vai fazer essa mudança e por conseguinte a diferença.
Obama ganhou de facto com uma boa margem de votos. Se todos os países que a América influencia para o bem ou para o mal votassem, Obama seria também o Presidente. E aí por uma maioria esmagadora.
Saibamos crer que vivemos mais um momento histórico, não só no plano económico mas e sobretudo no plano social. No entanto só o futuro o dirá. Vamos esperar para ver.
Um abraço
Dialino