domingo, 20 de setembro de 2009

Tecnologia Suspeita


Sabendo que aquilo que distingue as sociedades livres e democráticas de todas as outras é o rigoroso respeito pela privacidade, como encarar o novo serviço que a Google quer disponibilizar que permite localizar o sítio onde se encontra qualquer telemóvel bastando para tanto indicar o respectivo número? A notícia lê-se em http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1131554.
Resumidamente: A Google desenvolveu na sua aplicação Maps uma nova funcionalidade para telemóveis, o "Latitude", que permite aos utilizadores partilhar a sua localização geográfica e conhecer a dos seu amigos e familiares
A localização que faz é "aproximada", dependendo do telemóvel, da cobertura ou do facto do usuário estar ou não em movimento, actualizando-se num intervalo de tempo que varia entre os três e os 40 minutos.
A febre securitária é tão grande que se diz poder haver uma espécie de referendo nos States para se permitir ou não semelhante anormalidade. Ora isto acontece em plena presidência democrata de Obama... Por cá, os que clamam por asfixia democrática, PP e FDP semelhantes já esfregam as mãos de contentes por poderem devassar impunemente a vida de cada um de nós. E quando o telefone da melhor e mais honesta pessoa for referenciado numa área, onde se reúnem elementos duma rede bombista, por onde passou apenas em passeio e as autoridades a levarem?
Recordemos Maiakovski: E porque não dissemos nada/ já não podemos dizer nada e Bertold Brecht Como eu não me importei com ninguém/ Ninguém se importa comigo.
Isto não é asfixia democrática, é simplesmente morte por asfixia.
Iluminem-se os vivos.

Sem comentários: