sábado, 21 de novembro de 2009

Mentira


Mentir não é não dizer a verdade é dizer mais que a verdade, é dizer o que se sente ou nem isso, mas mais que isso. É sempre feio mentir e é tão humano. Quem de nós nunca mentiu? Quem de nós muito em privado e muito levianamente não mentiu e disse coisas que configurariam crimes passíveis de prisão? Não falo de promessas oportunas ao momento, das mentiras piedosas, nem do murmurar do próximo, refiro-me à pequena intriga, deixar no ar a mais inverosímil suspeita ou outras bem mais graves, por terem qualquer coisa de verdade formal? Por mim, na minha insuspeita inocência, garanto jamais ter dito palavras quer por telefone, quer pessoalmente, que pudessem ser consideradas crime, ou colocassem um amigo ou amiga em apuros, se estivesse sob escuta, como é óbvio. Isto é que é mentir com convicção!!!…
Quando rapaz fui alvo dos interesses da PIDE/DGS e tenho um dossier completo onde os meus crimes contra o Estado Português, que não era democrático, são esmiuçados: cartas à minha namorada, inquéritos feitos no Liceu, mostrar o caminho da fronteira, livros que ia lendo, panfletos ciclopicamente distribuídos, comentários ditos à mesa do café, transcrição de conversas que tive e outras que nem mais ou menos aconteceram, passeios, reuniões, colóquios, conferências e encontros que tive e outros por onde nem a minha sombra passou, tudo por lá se encontra. Um detalhe, a cor de gravata que usava no dia da morte de Salazar também consta do meu processo, (lá vem Camus e O Estrangeiro de novo) Quem não chora no dia da morte da mãe é culpado ...
Mentir é isto, é dizer mais que a realidade.
Se houvesse telemóveis até Salazar era preso…
Mas estamos num estado democrático e o poder pertence ao povo e não é coutada de nenhuma corporação, partido ou família, nem dum estado dentro do estado. Investigue-se o que há a investigar mas não se devasse a vida de quem pecou apenas por não ser medíocre e ter amigos de ambígua idoneidade Não deixemos que alguns pulhas, verdadeiros canalhas ressabiados, justifiquem desalentos musculados.

Sem comentários: