sexta-feira, 19 de junho de 2009

Universos Paralelos, Fascinante, Intrigante



Todos conhecemos e percepcionamos as três dimensões espaciais, comprimento, largura e altura (profundidade). No início do sec XX Einstein introduziu uma outra, o tempo, (espaço e tempo seriam manifestações da mesma realidade), e assim passaram a ser quatro. Anos depois, nos cálculos físico- matemáticos apareceu a necessidade de introduzir uma quinta. Hoje já são onze. Entretanto outros Físicos vieram a dizer que a realidade como a conhecemos não é constituída por partículas mas por cordas (Teoria das Cordas).
Bastante mais tarde apareceram a terreiro outros sábios afirmando que o tempo existia antes do Big Bang,(Zé António a tua filha é que sabe), qualquer coisa como antes do ser já o era, uma singularidade estranha. Mais recentemente já não eram cordas mas membrana (Teoria da Membrana, teoria M de mágico) e finalmente a teoria das membranas, mais que uma, e a explicação que o Big Bang inicial teve origem no bater/roçar entre duas ou mais membranas dando origem a um Multiverso (muitos universos).
Vêm-me à memória os escritos de Louis Pauwels e Jacques Bergier, de facto parece haver lugares mágicos e muitos mundos co-existindo. Neste sou bancário aposentado, noutro monge budista, noutro ainda almocreve e aí por diante e noutros nem sequer existo. O filme não refere, mas eu não podia deixar passar em branco, já Leibniz (1646 – 1716) afirmava que todos os mundos eram viáveis desde que se cumprissem as regras da lógica.
É intrigante, fascinante, demora um pouco mas é um excelente trabalho da BBC legendado em português e vale a pena ver. Sigam este link

http://www.youtube.com/watch?v=o9LV9vaGxJQ


Sem comentários: