sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cruzes Canhoto


Foi um grilo falante que me disse para não fazer citações e não as faço, mas custa. Davam-me muito jeito. Palavras prévias porque vou falar da cruz e conheço uma série de textos que podia citar. A cruz é na sua origem um instrumento de tortura e morte, e sobre ela milhares de outros escreveram muito melhor que este pobre escriba algum dia o fará. Como imagem religiosa passou a ser o seu contrário, representa a salvação e a vida. Enquanto palavra emprega-se de maneira ambivalente e dá para tudo. Icon da nossa civilização é característica de inúmeras imagens identificativas de prestimosas instituições e está representada desde a bandeira à forma da muitas das insígnias e condecorações nacionais. Não tenho nada contra. Posso ter é contra outra coisa.

Isto porque acabei de ouvir na televisão que o PR Cavaco Silva vai presentear com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo o ex PM Santana Lopes. Tal notícia fez-me sorrir, por um instante não sabia como devia interpretar nem o sentido da palavra cruz, nem onde lha iriam aplicar.

Atendendo a que o PR está acima das lutas partidárias e que Santana Lopes anda numa roda-viva à procura de protagonismo, perdão, de forças para arregimentar o seu congresso, esta cruz é a verdadeira imagem da nossa cruz.

Sem comentários: