domingo, 27 de junho de 2010

Lembrando


A actividade bancária tem por objectivo comprar dinheiro a preço baixo e vendê-lo mais alto, gerando finanças que suportem os grandes projectos, a compra de casa e o crédito pessoal, sem spreads, palavrão inglês que esconde a usura, crime punido por lei.
A banca portuguesa foi sempre avant garde, e os seus departamentos de estudos, de informática, de organização e métodos foram pioneiros universais. Desde a cor do papel, formato, ao circuito, tudo foi medido ao cagagésimo.
Sobrevivente sou, actor e vítima fui.
Em tempos de crise as margens de comércio bancário foram grandes. Chegou-se a ter os depósitos a 30% e o papel comercial com alcavalas à cabeça acima dos 50%.O Fundo de Garantia era de 12%. Apenas uma percentagem dos depósitos podia ser emprestada. O turismo, as acanhadas exportações e as remessas dos emigrantes repito, as remessas dos emigrantes pagavam tudo ou quase tudo. Quem determinava a velocidade da rotação de capital sabia quem pagava o petróleo, as obras, os electrodomésticos e até o ensino. A integração na comunidade europeia aconteceu e a intermediação bancária esmagou-se, a poupança não chegava e o capital, que não tem pátria, castigou mais, tornando mais brando o esforço de cada coisa, desde que fossem mais coisas, muitas mais. Impôs-se o cross-seling. Quem precisasse dum plasma levava (leva) um seguro e um cartão de crédito. Venda cruzada de produtos, baixa-se meio ponto na taxa deste e entrega-se como por encanto, e sem ninguém pedir, um pacote completo.
A pergunta pode não ser pertinente, mas onde andará o dinheiro de que fui o fiel recebedor? Onde andarão os aforradores dos pequenos valores de quem ouvi a sonsice dos que querem ser eternos: é para a mortalha, para o funeral, porque não quero deixar cá questões. Pequenos valores, documento por documento, dos quais tinha que calcular juros até ao fim do ano. Posição e controlo de capital e juros. Apanhamentos por livros, acerto dos mínimos.
Nem a massa nem as palavras se importavam.
O negócio era o juro, as reservas reais e o algoritmo matemático.
Era sério, leal e honesto.
Mas, naquele tempo, o bom, o melhor mesmo era eu ser mais novo.

Sem comentários: