sábado, 2 de maio de 2009

Reflectindo ou armando ao pingarelho...


Depressão do Bezerro de Ouro, talibãs com acesso a armas nucleares no Paquistão, pandemia da Gripe A de americana, a web passar a ser limitada de acordo com os interesses do provedor do serviço e vivermos um ano de três eleições, tudo fortes razões para me poder preocupar, mas não, as manhãs são radiosas, e todos os meus dias têm luz como se permanentemente visse passarinho novo. Porquê? Primeiro é Maio e depois descobri o Principio da Incerteza e o Teorema da Incompletude que referem o mundo como uma cópia sem haver um original. Exactamente como escrevi, uma cópia sem haver um original. Aprendi agora que Jacques Derrida, que apenas conheço de nome, o filósofo da desconstrução disse que “não se reza como se pede uma pizza” e disse mais: “deve-se desfazer qualquer texto a partir do modo como este foi organizado originalmente para que ele revele os significados ocultos”. Pessoalmente detesto pizzas, jamais telefonei a pedir uma, e adoro o oculto sobretudo se existir.

Em tempos escrevi que a única coisa que considerava exacta era a aritmética, disciplina da ciência Matemática. Descubro agora que nem essa é, pois Godel, para mim ilustre desconhecido matemático até estes dias, duma só vez destruiu duas verdades absolutas. No primeiro teorema provou que um sistema aritmético não pode ser completo e que alguns teoremas nunca poderão ser demonstrados ao contrário da minha mais profunda convicção. No segundo mostra que a confiança na aritmética não pode ser perfeita.

Referindo-se ao status quo diz Jean Baudrillard outro autor que me foi agora apresentado O sistema gira deste modo, sem fim e sem finalidade”, e “devido à sociedade tecnocrática e ao poder dominador dos meios de comunicação, a vida humana acaba se tornando uma realidade virtual". Vai mais longe que José Gil.

Tentando absorver os para mim novos conceitos matemático-filosóficos fiquei muito mais descansado, pois concluo que a realidade existe, mas editada.

Segundo a mensagem destes Grandes Mestres, eu e o meu pensamento só existimos em meios tecnológicos…

Mas o conhecimento não é só experiência e pensamento puro. É mais alguma coisa.

Há inteligência e algo mais na realidade. Todos os meus medos se desvanecem pois o bezerro há-de ter vários quilos de ouro a mais de saúde, a mão talibã será afastada do gatilho nuclear pelo punho da pax americana, o vírus perderá a sua força com o calor do Verão, a web será como agora, enquanto não for substituída pela Grill, e mesmo as eleições com elevada abstenção será a expressão da real vontade do povo.

Maldita seja a ignorância, bendita seja a Inocência.

Sem comentários: