sábado, 31 de outubro de 2009

Meia-idade, reciclagem e política


Quando o bezerro de ouro espirra, ou tem qualquer actividade além da vulgar e sempre desejada engorda, os sacerdotes de imediato reestruturam, deslocalizam ou fecham empresas cujo lucro não seja substancial.
Nessas alturas vemos pessoas com cerca de 40 anos desesperadas porque têm 20 anos de funções específicas, não têm idade para a reforma e ninguém os quer, porque já estão na meia-idade. É assim, espreme-se bem (os primeiros anos mais produtivos) e deita-se fora. Quase nunca há reciclagem. Sei das formações várias, das novas oportunidades e de outras piedosas intenções. Mas produção de riqueza, emprego, e trabalho digno, aquilo que é bom acabou-se.
Porém, no cimo da pirâmide assistimos a fenómenos de reciclagem fantástica. Chega-se ao governo, (40 e poucos 50 anos) e algum tempo depois perdem-se eleições ou fazem-se asneiras; cai o governo, demite-se ou é-se demitido. Imediatamente após, tenha-se ou não background para o efeito, é-se promovido a administrador, inclusive da banca. Tem que se reconhecer essa promiscuidade entre o mundo da política e o mundo empresarial. E impávidos, assistimos a essa enorme capacidade de regeneração dos elementos dos partidos da área do poder. Num processo idêntico ao do bezerro, (ninguém imagina possível que aqueles a quem confiamos o nosso destino e o nosso dinheiro), apareçam surpreendentemente metidos em jurídicas alhadas de Portugueses Negócios, Submarinos e Sucatas de que vemos fumo, mas jamais fogo, perdão sentenciados à cadeia e confisco de todos os bens, pois felizmente o fogo e todas as outras formas de execução já não existem entre nós.
Julgados e condenados nos media, (há nisto verdadeira desumanidade), demonstram nunca terem aprendido duas das primeira regras da política: que à mulher de César não lhe basta ser séria, tem que parecê-lo e que não há almoços grátis.
Infelizmente isto já é um problema sistémico e um verdadeiro paradoxo.

1 comentário:

dyanna disse...

What a wonderful post! I like it.
Have a nice day.